Dicas de segurança no trabalho são valiosas para evitar gastos. Claro que as medidas exigem um investimento inicial, mas que sem dúvidas, vale a pena.
Isso porque é um exemplo de investimento a longo prazo, ideal para um planejamento empresarial estratégico.
Em primeiro lugar, a economia se dá na diminuição de gastos com licenças médicas e indenizações. O segundo ponto se relaciona com aumento da produtividade, já que os projetos não sofrerão atrasos por conta de acidentes e, consequentemente, serão entregues mais rapidamente. Veja, então, como melhorar a segurança no trabalho.
Mas o que minha empresa pode fazer para preservar a segurança dos meus colaboradores? Essa é uma pergunta feita por muitos empresários.
Se você chegou até aqui é porque procura formas de garantir que seus profissionais se sintam mais seguros. Por isso, separamos as cinco principais dicas de segurança no trabalho para você inserir já na rotina da sua empresa.
A atenção é um elemento fundamental em qualquer local de trabalho, não apenas para manter a produtividade, mas para evitar acidentes. Mesmo para cargos que aparentemente não envolvam tanto risco, até mesmo acidentes pequenos no escritório, por exemplo, podem ter complicações.
Incentivar uma equipe a ter foco e atenção é muito importante, principalmente no mundo de hoje, que é corrido e cheio de distrações.
Um ponto importante para essa lista de dicas de segurança no trabalho é a organização. Manter o local de trabalho organizado é essencial não apenas para manter a produtividade e harmonia, mas para evitar acidentes.
Cadeiras e mesas fora do lugar, objetos no chão, materiais cortantes sem proteção, piso molhado sem indicação, entre outras situações. Tudo isso, além de deixar o ambiente mais caótico, pode provocar grandes estragos.
Esses são cuidados bem simples mas que, sem dúvidas, fazem muita diferença. A gestão deve prezar por um local organizado e passar esse compromisso para todos os seus profissionais, prezando por bons resultados e segurança para todos que estiverem ou passarem por ali.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais. Essa é uma das dicas de segurança no trabalho que pode parecer meio óbvia, mas ainda é muito negligenciada.
Se sua empresa executa tarefas que exigem equipamentos específicos, certifique de fornecê-los e garantir que todos estão usando corretamente, garantindo uma supervisão constante.
Estimule o companheirismo entre colegas de trabalho e senso de responsabilidade em cada profissional, para que, mesmo quando a supervisão não esteja sendo feita, os próprios companheiros de equipe possam atuar reforçando a importância do uso da proteção.
Trabalhar a comunicação interna é um dos princípios para manter a integração entre setores. Através dela, é possível que qualquer problema dentro da empresa seja rapidamente comunicado aos superiores, para que possam tomar medidas antes que ele provoque algum acidente.
Para isso, o hábito de comunicar qualquer incidente ou mal estar deve estar presente e ser levado a sério por todos os membros da organização.
Outro ponto entre as dicas de segurança no trabalho, que oferece uma percepção de proteção aos colaboradores de uma empresa, são os seguros de vida e saúde.
Buscar por planos que se adequem ao perfil de profissional do seu negócio é uma medida preventiva mais a longo prazo, garantindo uma preparação para situações inesperadas.
Além de promover tranquilidade para as equipes, a empresa também confere estabilidade para seu planejamento financeiro e destaque competitivo, uma vez que esse é um dos benefícios mais atraentes no mercado de trabalho.
Além de todas as dicas dadas acima, ter um software que te ajude a controlar melhor a segurança no trabalho é essencial. O SD2000Web é um programa que facilita a sua rotina e melhora a gestão da sua equipe.
Conheça mais clicando aqui.
Palavra: segurança no trabalho
Meta: Preservar a segurança do trabalho é ter um ambiente menos propensos a acidentes e uma equipe mais resiliente. Confira nossas dicas.
Resumo: A segurança do trabalho é uma prática que deve ser adotada em todas as empresas, independente do seu tamanho. Veja como ter um ambiente profissional melhor.